Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de junho de 2009

RECIFE A VENEZA BRASILEIRA

Banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe e interligados pelas pontes, Recife tem o charme beleza de uma cidade moderna e a tradição dos casarões e sobrados do recife antigo, que serviu de moradia ao Príncipe Mauricio de Nassau, durante o período da invasão Holandesa, Época do auge do ciclo do açúcar (o ouro branco).

A cidade conta com uma ótima rede hoteleira, Restaurantes com comida regional, nacional e internacional, famosas praias de águas mornas que deixa apaixonado todos aqueles que se banha nas suas águas. Recife é a cidade cultural Brasileira.

Nas artes, somos representados por artistas, desde Cícero Dias, Abelardo da Hora até Francisco Brennad,e tantos outros. Na música temos Alceu Valença, Lenine e Antonio Carlos Nóbrega que cantam recife, poetas que vem desde Manoel Bandeira, João Cabral de Melo Neto até os atuais, O teatro Santa Isabel os Mercados Públicos, encontros de artistas populares como emboladores de coco, e cantadores de viola, O pátio de são Pedro e o marco zero são os lugares aonde acontecem os eventos e shows.

A alegria do povo e o colorido das frutas e das festas faz com que o Recife também seja conhecida como a terra do frevo e do maracatu, Ritmos genuinamente Pernambucanos, o Carnaval de Pernambuco é conhecido internacionalmente pela sua alegria, animação, irreverência e espontaneidade, o povo se orgulha e se esbalda na brincadeira, faz questão de receber os visitantes de braços bem abertos, o Carnaval de Pernambuco é do povo (você não paga nada para brincar). Venha participar como folião no galo da madrugada, o maior bloco carnavalesco do planeta. Seja mais um entre um milhão e meio de pessoas.

Frevo os festejos carnavalescos foram trazidos pelos portugueses com o nome de ENTRUDO, Era uma brincadeira violenta, onde os foliões lançavam farinha, tinturas e até água suja. Foi proibido oficialmente e os poucos as batalhas passaram a usar confete e serpentina. Em Pernambuco, o entrudo Português mudou ao assimilar as tradições Africanas no século –XVII, escravos de organizações como companhia de carregadores de açúcar promoviam reuniões para festa de Reis, festejos com bandeiras e improvisando cantigas ao ritmo de macha. Juntos ás origem africanas moldaram a festa Pernambucana.

O Frevo não nasceu do dia para a noite. Como qualquer manifesto cultural. Surgiu num processo, nas ruas do Recife, Quando os capoeiristas saíam à frente das bandas militares, que tocavam dobrados. O malabarismo dos dançarinos foi se estilizando no passo e a música se acelerando, até assumir as características do frevo – de – rua. Isso da segunda metade do século -19 até os primeiros meses do século 20, quando o género musical se impôs definitivamente como uma dos elementos formadores mesmo de identidade dos Pernambucanos. O dia 9 de fevereiro é o dia do frevo, são 102 anos de cultura. (1907-2009).

Maracatu nação (maracatu de baque virado) Os maracatus encantam o carnaval de Pernambuco, ao evocar antigos cortejos de reis negros chefes tribais africanos trazidos para o Brasil, reproduziam gestos da nobreza Européia. Desfile destas cortes e as coroações de soberanos do Congo e de Angola no Pátio da igreja rosário dos pretos no Recife.

A palavra maracatu era usada até o século passado, para designar qualquer ajuntamento de negros, pouco a pouco passou a ser empregada para os cortejos de reis africanos. Maracatu rural (maracatu de baque solto) É mais encontrado na zona da mata, mostra uma fantástica fusão de elementos de vários folguedos populares do interior de Pernambuco. Pastoril, Cavalo-Marinho, Caboclinho, Folia de Reis.

Elementos extremamente visual como o CABOCLO DE LANÇA, Com sua peruca colorida, o rosto pintado de urucum vermelho, os chocalhos que vibravam a cada passo do guerreiro, e a gola do maracatu, um roupão bastante colorido de beleza incomparável. A lança também faz parte da indumentária. Vem prá Recife, Recife tem encantos mil. Vem conhecer esse povo maravilhoso, essa terra aconchegante, essas belezas naturais, os costumes e as culturas.
Olinda fica bem pertinho.

Informativo: turístico. GIL MAR & TRILHA.

Algumas imagens de Recife





















Veja no histórico do blog:

9 comentários:

  1. O nosso Brasil é uma país cheio de encantos e muito rico em diversidade cultural. Recife é uma capital riquíssima e cheia de encantos....
    Adorei saber mais um pouquinho desse lugar que eu admiro!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que a parceria esta está boa.
    E digo o mesmo ^^
    Como voce mesmo diz:
    Sucesso para nós
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Eita lasqueira, o Recife é arretadoooooo!!
    Parabéns pelo maravilhoso post ao mostrar as belezas da nossa terrinha!
    Adorei!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  4. Poxa meu sonho conhecer, só falta o $$ para ir para passar pelo menos 1 semana.

    ResponderExcluir
  5. Recife é uma cidade muito bonita e com ótimas praias. Já faz mais de 10 anos que não apreço lá.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se Veneza fede mas recife é igual um esgoto a céu aberto.

    ResponderExcluir
  7. Recife é muito sujo, se fosse uma cidade bem cuidada teria lá os seus encantos, mas por enquanto só o que vejo lá são pixações, lixos, assaltos e muita sujeira, até Mumbai fica bonita se selecionarmos bem as fotos.
    Sou Recifense e gosto do povo do Recife, mas toda vez que volto ao Recife a cidade continua a mesma sujeira.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não visitei o Recife, mas a descrição e as fotos com certeza despertam não só a minha curiosidade, como também a de muitas pessoas.
    Espero poder visitar o Recife algum dia.

    tem um selo pra ti no internet ativa, vê lá

    ResponderExcluir
  9. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir