Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de junho de 2009

UM DALIT DE 50 MILHÕES DE SEGUIDORES


O líder religioso Sathya Sai Baba guru indiano é um Dalit, um intocável, que venceu o preconceito. Hoje, tem mais de 50 milhões de seguidores em 144 países do mundo. Têm 1,2 mil centros religiosos. Existem na Índia 250 milhões de Dalits, que enfrentam há séculos a exclusão social.

Os Dalits são os sem casta da religião Hindu.


Conhecidos como os intocáveis, eles são humilhados, seguidamente, a ponto de não poder cruzar olhares com os membros da sociedade, atrapalhar seu caminho e muito menos tocá-los. A realidade é muito pior vai além do social, atingindo a esfera religiosa e cultural.

A Constituição indiana proibi desde de 1947 a discriminação. Os direitos mais básicos dos intocáveis não são respeitados, eles não têm acesso à saúde, educação, alimentação e às condições de higiene, como uso de água potável e sanitários públicos.

A maioria só consegue um tipo de emprego, varredor de rua. Segundo relatórios, as péssimas condições sanitárias que levam 62% dos Dalits a sofrerem de problemas respiratórios, 32% de doenças de pele, 42% de icterícia, 23% chegam à cegueira.

É comum que as crianças serem confinadas ao trabalho escravo e as poucas que têm acesso a educação são excluídas na escola. Elas não têm direito à refeição com as demais, apanham dos professores, o casamento entre casta continua a ser condenado, mesmo que o Dalit tenha alguma condição financeira e nível superior, eles são excluídos até mesmo das ajudas humanitárias de desastres naturais.

No Tsunami ocorrido em 2004 no oceano índico, os intocáveis não tiveram acesso aos abrigos públicos, doação de alimentos, atendimento médico ou acesso a crédito para reconstrução as suas casas.

A Índia vive dois mundos. De um lado, uma economia que cresce a 9,4% ao ano, a segunda maior do mundo, depois da China, está em oitavo lugar no Ranking Mundial de Bilionários. Do outro lado ocupa o 127º lugar, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com 350 milhões de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia.

A beleza e a riqueza que uma legião de fãs da novela Caminhos das Índias, assiste não é a realidade que acontece de fato naquele país.

Informativo: Cultural. GIL MAR & TRILHA

Veja no histórico do blog:

Um comentário: