Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CUIDE BEM DO SEU TÊNIS E CORRA ATÉ 800 KM

Cuidados diários garantem vida longa ao seu tênis, seu companheiro de corrida. Você pode até dizer que corre melhor com tecidos tecnológicos, um frequencímetro ou um tocador de mp3, mas sem um tênis você não corre: fica a pé. Ele é seu pneu, que garante conforto, desempenho e segurança às suas passadas. Mas, para que ele também fique inteiro com as propriedades de amortecimento e estabilidade preservadas, e ainda bonito e livre de odores desagradáveis, você precisa tratá-lo bem.

A partir de agora, nós o ajudaremos a cuidar do seu tênis para que vocês rodem juntos por mais tempo.

LIMPAR PARA CONSERVAR. Depois do treino, não é só você que merece um bom trato. Se você vence a preguiça para correr, é moleza incluir alguns rituais no seu dia-a dia- para aumentar a vida útil do seu tênis. Após cada corrida, por exemplo, deixe em área ventilada, tire a palmilha para que ele também “respire”. É importante também manter o tênis sempre seco, o calçado úmido se deteriora mais rápido, e livre de partículas que possam grudar em suas estruturas e danificá-los com o tempo.

Após uma corrida na chuva, em terreno úmido ou na praia, veja primeiro se ele pede uma rápida limpeza para tirar as sujeiras ou a areia que vieram juntos. Às vezes, basta passar uma escova macia. Deixe o tênis secar completamente antes de guardar no armário coloque-o em local com boa ventilação e a sombra, nunca seque o seu tênis com secador de cabelo, na secadora de roupa ou diretamente no sol, pois o calor resseca especialmente as espumas e borrachas, aumentando o desgaste.

Para melhorar aquele cheirinho de “Cachorro molhado”, você pode aplicar um odorizador de tênis. Suor corrosivo, a transpiração dos pés é outro fator que gera umidade no calçado, além disso, o suor possui substâncias que contem poder corrosivo, passe um pano úmido após o treino.

Só use o tênis para corrida, para garantir a vida útil de um tênis de corrida, você não pode utilizá-lo para outros esportes, como tênis, futebol ou basquete, esportes com movimentos laterais podem deformar a sola e a entressola.

QUANTOS KM ELE RODA - Cheque a quilometragem do seu tênis e descubra se é hora de aposentá-lo.

Uma quilometragem exata para que seu tênis de corrida perca a eficiência. São muitas as variáveis envolvidas, como Biótipo do atleta (peso). Tipo de pisada. Tipo de terreno e Intensidade dos treinos.

Mas, em geral, um tênis dura pelo menos 500 km. E você pode esperar de 150 a 300 km adicionais (o que dá até 800 km). Para aposentá-lo “ tudo depende do material do tênis, da constituição física do corredor, do terreno onde ele costuma treinar e pelo cuidado que você tem com seu tênis”. Pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais. Pisos mais suaves, como areia dura e terra batida, consomem menos. Anote as distâncias percorridas (Quilometragem). Veja se a entressola está quebradiça ou comprimida demais. Coloque seus tênis na mesa e veja se há desequilíbrios, como áreas gastas ou inclinações para um lado ou para o outro.

Preste atenção em seu corpo, dores e lesões podem significar que está na hora de um novo par de tênis.

PROVA DE REVEZAMENTO

Os especialistas recomendam ter pelo menos dois pares de tênis.

RESISTÊNCIA - Ao revezar entre dois pares de tênis, o calçado descansa e recupera as propriedades de amortecimento. Se preferir usar só um par, espere 24 horas entre o treino e outro ou compre um modelo com alta resistência.

VERSATILIDADE - O revezamento contribui para que seus pés tenham facilidade maior em se adaptar a novos modelos “Não ficando viciado sempre no mesmo”.

DURABILIDADE - Revezando-os, você irá conservá-lo por mais tempo. A escolha de um bom par de tênis é fundamental para o atleta. Exemplo: Quando caminhamos, a cada pisada no solo nossos pés suportam nosso peso.

Uma pessoa com peso de 66 quilos, seu pé suporta 66 kg, a cada pisada. A mesma pessoa quando corre seus pés suporta uma vez e meia o seu peso a cada pisada no solo, quase 100 kg.

Numa corrida de 10 km, o atleta que tem uma amplitude de passada de 1metro, seus pés vão tocarem 10mil vezes no solo, Se multiplicarmos: 100kg X 10 mil passadas, vamos provocar impactos de toneladas.

O TÊNIS É O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO DO ATLETA.

Mais não esqueça que o terreno que você treina é muito importante. O seu peso (excesso) contribui numa sobrecarga desnecessária.

O treinamento tem que ser adequado ao condicionamento de cada pessoa (individualizado).
Informativo: esportivo. GILMARTRILHAS

Veja no histórico do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário