Pesquisa personalizada

segunda-feira, 18 de maio de 2009

GRAF ZEPPELIN O DIRIGÍVEL (O CHARUTO VOADOR)


O primeiro semestre de 1930 foi marcado pelo Graf Zeppelin o dirigível alemão que faria uma escala no Recife. O charuto voador, com 235m de comprimento e velocidade de 110km por hora, que pela primeira vez chegaria a uma cidade da América do sul.
No dia 23 maio de 1930, precisamente às 18h e 30 minutos, passava sobrevoando as cidades de Recife e Olinda a 300m de altura, em seguida dirigindo-se para pousar no campo do Jiquiá. (a única torre de pouso ainda existente no Brasil).

No dia 24 o dirigível partiria do Recife para Servilha na Espanha, um trajeto que durou 59horas. O Zeppelin a partir desta data aparecia na cidade de quinze em quinze dias, fazendo o percurso entre Brasil e Europa.

Com o desastre do Hindenburg que explodiu no ar em maio de 1937, nos Estados Unidos matando 37 pessoas. O Zeppelin deixou de voar.

Depois de quase oitenta anos a companhia vale e a operadora CVC. Têm projetos de trazer de volta os charutos voadores, balões com fins turísticos como já existe em algumas cidades do mundo.
A torre do Zeppelin no campo do Jiquiá, em Recife, Pernambuco está em bom estado de conservação. Estivemos lá para conferir.

Fotos antigas do ZEPPELIN em Recife:

Veja no histórico do blog:

Um comentário:

  1. É uma pena que os Zeppelins nao existam hoje como aviao de passageiros. Iria ter muito sucesso comercial pois economisa muito mais combustível e seria muito mais confortável!
    Eu daria a volta ao mundo com um navio voador destes! As pessoas que viveram esta época tiveram sorte de voar nos dirigíveis! Hoje em dia seriam muito mais seguros como sistema de transporte!

    ResponderExcluir