Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 DE MAIO NÃO É DIA DE NEGRO!

Há três séculos a raça negra no Brasil vem buscando uma verdadeira abolição.

Desde 20 de Novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, data comemorativa da Consciência Negra.
A escravidão acabou em 13 de maio de 1888 de maneira humilhante e desumana quando a princesa Isabel sancionou a lei Áurea, onde estavam livres os 600 mil escravos restantes no Brasil sem indemnização, sem ter para onde ir, morar, trabalhar nem como sobreviver. Muitos dos escravos continuaram trabalhando de graça para seus antigos senhores. O redator da lei áurea, o abolicionista Pernambucano João Alfredo ganhou de presente da Inglaterra o primeiro engenho a vapor do Brasil, localizado na Ilha de Itamaracá.

Que liberdade foi essa?

Palmares foi o mais populoso e duradouro Quilombo da história do Brasil. Começou com quarenta negros em 1630 e em 1643 já tinha entre 20 a 30 mil habitantes. Na época Salvador tinha 15 mil habitantes e Recife 10 mil habitantes, as maiores cidades. Ainda hoje, a raça negra está à procura de uma verdadeira liberdade, sem PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO, com oportunidades iguais de trabalho, educação e igualdade social. Até onde e quando o Brasil vai continuar com essa desigualdade social, com os negros sendo maioria nas favelas, palafitas, morros, vivendo ainda hoje como viviam seus ancestrais a mais de 300 anos atrás.

O mundo globalizado não chegou para comunidade negra. Com maioria nos presídios, na marginalização, no analfabetismo e no desemprego.

A aceitação esta na consciência da miscigenação. Somos um país chamado Brasil de todas as cores: índios, negros e brancos.

Somos uma mistura perfeita, somos humanos, racionais e criatura de DEUS.
Até quando a cor de tua pele vai te fazer sentir inferior ou superior ao teu semelhante.Veja no histórico do blog:

4 comentários:

  1. Seria o atesto da falta de conciência cogitar que 13 de maio representa uma data de luta para o nosso povo, quando revisitamos os registros acerca deste ato de desreispeito que foi a ssinatura, só ficamos mais indignados com a forma centralisla, desumana e exploradora que os principios europeus expandiam seu poder, as vezes fico refletindo e imaginando o cenário que estava organizado no ato da assinatura, e fico me perguntando: Será que o nosso povo foi lembrado? Que interesses aquela lei defendia, ou para quem eala foi pensada?

    Rivaldo do Nascimento
    Cidadão Negro Pernambucano.

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito, aos olhos de Deus, todo gesto, por menor que for, no sentido de corrigir erros e distorções morais da humanidade, é abençoado e mostra que a natureza do ser humano é estar em constante evolução. Alimentar rancor do passado não ajuda a desarmar os espiritos.

    ResponderExcluir
  3. Como podemos ter orgulho do dia 13 de maio? Sendo que a princesa Isabel foi pressionada pela Inglaterra à assinar a lei Áurea...não foi um dia de liberdade...Só teremos liberdade no dia em que todos verem o mundo como um sem discriminação por religião, cor da pele ou cultura...

    ResponderExcluir