Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de junho de 2009

UM MAL QUE ATINGE 80% DA POPULAÇÃO.


Dor de coluna virou um problema da modernidade no Brasil, ocasionando, na maioria dos casos, pela falta de atividade física. quem já teve, sabe o quanto elas incomodam, e quem ainda não conhece a experiência, corre risco de desenvolvê-la.
Segundo estimativas da organização mundial da saúde (OMS), oito entre cada dez pessoas sofre de dores de coluna. um mal da modernidade que cada vez mais preocupa especialista no mundo todo. a razão é simples: por trás da maioria das pessoas que batem à porta dos consultórios, não há causas aparentes comuns, como artrites, artroses e hérnia de disco. na maioria dos casos é o hábito de vida sedentária que leva às lombalgias (dores na região lombar) e às dores na cervical (pescoço).
a conclusão apresentada recentemente por cientistas da universidade de washington (EUA) reforça um mantra de “geração fitness”, mas que traz, em si, um fundo de verdade.
O acúmulo de gordura no corpo e a falta de exercício, sobretudo a prática de alongamento de músculo e tendões deixam a musculatura que envolve a coluna flácida e, por conseqüência, as vértebras se movem mais facilmente, causando tensões e compressões nos nervos. o resultado disso são dores, dormências nos membros inferiores, formigamentos e, em casos mais graves, insônia e rigidez da coluna a ponto de deixar a pessoa curvada ou sem resistência para ficar em pé durante o dia.
Não é por acaso que a doença é apontada como fator do aumento de pedido de aposentadoria precoce por invalidez, em pessoas com idade inferior a 40 anos. ”fazer tarefas de casa repetidas ou mal-feitas, como levantar um garrafão d’água mineral, ou praticar exercícios por conta própria pode provocar ou piorar as dores nas vértebras.
Usar salto alto sempre causa vários problemas, lombalgia é um deles. Estalar a coluna com freqüência é sinal de desvio na coluna essa pratica pode fazer mal?
é preciso tomar muito cuidado. Mulheres que usam salto alto costumam se queixarem de dores na coluna e no calcanhar. as duas situações estão relacionadas. Alguns tratamentos são aconselháveis entre eles rpg, pilates, osteopatia. como prevenção: faça alongamento e pratique exercícios para realinhar a coluna.
Procure se movimentar se ficar horas em pé ou sentado. mantenha a postura corporal correta. evite pegar peso ou dobrar a coluna. ao menor sinal de dor na coluna vertebral procure um ortopedista.

Informativo: Saúde - GIL MAR TRILHAS.

Veja no histórico do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário