Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de junho de 2009

CUIDE BEM DO CALCANHAR DE AQUILES


Segundo a história, conta que Aquiles quando pequeno foi mergulhado num lago sagrado por sua mãe para ficar protegido de todos os males, que o segurou pelos calcanhares, a única parte do seu corpo que não foi molhada, ficando vulnerável. Aquiles só seria morto, se fosse atingido no tendão calcâneo, que passou a ser chamado popularmente de tendão de Aquiles, o ponto fraco de qualquer atleta.

Como prevenir lesões no tendão calcâneo: Sentir dor durante os exercícios na região inferior da perna, perto do pé, pode um sinal de problema no tendão de Aquiles. Chamado atualmente de tendão calcâneo, ele une o osso do calcanhar aos músculos da panturrilha e ajuda a impulsionar o corpo para frente e a desprender os pés do chão. “Ele é responsável pela transmissão de força da panturrilha para ficarmos na ponta dos pés”,Mas se você força demais o tendão, com excesso de treino, mudança de piso ou movimentos bruscos, por exemplo, pode machucá-lo. As lesões mais comuns são as tendinites (inflamação) que causam dor e podem evoluir para uma ruptura no tendão.

Evite o problema com exercícios de alongamento e fortalecimento. Não confundir o conhecido esporão, com uma inflamação no tendão calcâneo. O esporão também dói no calcanhar, por causa de calcificação óssea, ambos devem ser tratados com médicos especialistas no assunto.

Uma dica para evitar lesões no tendão calcâneo é a escolher um tênis adequado para seu tipo de pisada e não prolongar além de conta o tempo de uso do calçado - geralmente, eles duram entre 500 e 800 km. Também não exagere na intensidade dos treinos nem pule os períodos de descanso.

O FORTALECIMENTO E A FLEXIBILIDADE: vai ajudar você a prevenir os diversos tipos de lesões.Na flexibilidade a prevenção é feita com o alongamento da musculatura que atua com o tendão. No fortalecimento, com os músculos fortes, o tendão fica protegido, o que pode evitar um rompimento ou uma nova lesão.

Veja no histórico do blog:

4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, É seu? Posso republicar no meu blog?
    portaleducacaofisica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já adicionei seu link no meu blog(http://Blogdocaos.blogspot.com). Desculpe a demora.

    ResponderExcluir
  3. Já ferrou! Tenho calcificação, o que fazer? Não consigo mais correr. Já fiz diversas sessões de fisioterapia que aliviam o problema, principalmente se interrompo as corridas, mas que voltam assim que volto a correr. De manhã nem consigo descer as escadas de casa. Tem solução definitiva? Os ortopedistas que consultei não recomendam cirurgia.

    ResponderExcluir
  4. me chamo Maria aparecida etenho o mesmo problema,gostaria
    tanto de voltar a caminhar normal e me curar .Não sei mais o que fazer, e nem os ortopedistas sabem. Fui deixaDA NO CONSULTÓRIO CHORANDO PORQUE O MEDICO não queria ver minhas lágrimas.FAÇO fisioterapia e
    aém das dores latejamento constanstes não encontro sapatos apropriados. O que fazer?

    ResponderExcluir