Pesquisa personalizada

sexta-feira, 22 de maio de 2009

ALONGAMENTO: CERTO OU ERRADO?

Alongar os músculos antes de uma atividade física para aquecer e depois para relaxar.
É o que sempre ouvimos de nossos professores de educação ou preparadores físicos.
Para que os músculos estivessem mais preparados para ter um melhor aproveitamento nos esportes. Mas uma pesquisa recente sugeriu, no entanto, que essa orientação poderia prejudicar o desempenho principalmente de corredores, o trabalho foi realizado na universidade de Nevada nos Estados Unidos e acompanhou 24 atletas, os cientistas constataram que os desportistas perdiam potência nos músculos da perna após se alongarem.
A conclusão foi de que para esportes que requerem explosão muscular como a corrida, a prática deveria ser contra-indicada. Isso porque relaxar a musculatura antes da atividade física afetaria a capacidade do músculo se manter íntegro durante a prática de exercício. Ou seja, com ele mais maleável aumentaria a chance de lesões.
O resultado deve ser visto com cautela. Afinal, em ciência, isso não é suficiente para mudar parâmetros, mas foi o bastante para abrir polêmica entre treinadores e atletas. Para alguns especialistas o recomendado, é alongar os principais músculos de forma tranquila, de cinco a dez minutos, para aquecer e desaquecer o corpo. Serve para soltar a musculatura. Se alongarmos de forma intensa, podemos estressar a musculatura antes do treino. E depois, quando o músculo está cansado, podemos lesioná-lo.
Para outros treinadores, quanto mais bem alongado são, mais preparados; e tem menos lesões. “a flexibilidade é uma das habilidades essenciais para corrida”.
Nunca despreze um trote leve antes de sua corrida, dez a vinte minutos, para aumentar a temperatura corporal, melhorar sua capacidade respiratória, cardíaca e circulatória. Também faça um aquecimento para começar sua caminhada ou trilha.

Informativo: GIL MAR TRILHAS.

Veja no histórico do blog:

3 comentários:

  1. Não acho que uma pesquisa com apenas 24 pessoas tenha valor científico.
    A centena de milhares de pesquisas em sentido contrário.
    Todas as vezes que me machuquei foi quando me alonguei mal.
    Empiricamente posso garantir: o alongamento é fundamental!

    ResponderExcluir
  2. De fato, é passível de desconfiança o vAlor científico de uma pesquisa com uma amostra tão pequena...
    Correr sem alongar?! só se for para dar um estiramento não é Gil?

    Solangee

    ResponderExcluir