Pesquisa personalizada

sexta-feira, 17 de abril de 2009

VINHO: BEBER OU NÃO BEBER, EIS A QUESTÃO?

Os amantes do vinho têm motivos suficientes para ficarem com dor de cabeça. Pesquisas recentes feita pelo Instituto Nacional do Câncer, na França, de acordo com a instituição, o consumo diário de apenas uma taça de vinho aumenta, consideravelmente, a chance de uma pessoa desenvolver tumores.

Segundo os franceses, beber uma taça por dia de qualquer produto do género eleva em 9% o risco de uma pessoa ter tumores no cólon, em 28% o surgimento de câncer de esófago e em até 168% a possibilidade de o indivíduo vir a sofrer de um câncer de boca, faringe ou laringe. Segundo os franceses, a principal causa desse aumento de risco é a transformação no organismo do etanol da bebida em acetaldeído, molécula carcinogênica.

A recomendação dos especialistas foi a de que os franceses parem de tomar qualquer bebida contendo álcool ou que pelo menos diminuam as doses e a frequência de consumo.

Que caminho devemos seguir: suspensão do seu consumo, beber com moderação ou dá um tempo até que novas pesquisas sejam realizadas na França e em outros países grandes produtores e consumidores de vinho como Portugal, Espanha, Chile, etc.



Veja no histórico do blog:

6 comentários:

  1. Não gosto de cerveja, wisky, caipirinha e nenhuma outra bebica alcoólica a não ser Vinho. Sou apaixonado principalmente pelo processo, entender o plantio das uvas, etc. Mas acho que tudo que se faz com moderação não lhe trará problemas. Bebo uma taça normalmente no jantar e umas 2 ou 3 vezes por semana apenas. Mas respeito pesquisas, pois normalmente têm embasamento confiável.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de vinho, quase não bebo outra bebida alcoólica. Mas não tomo diariamente, só de vez em quando. Mas não me preocupo com essas pesquisas, pois cada caso é um caso. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. João, apesar de não ser um consumidor ativo de vinho, minha bebida predileta é a cerveja, de vez em quando aprecio uma taça de bom vinho. Acho que tudo que é exagerado faz mal a saúde. E se você consumir com moderação não terá problemas. E além do mais sou meio desconfiado com pesquisas, pois uma hora faz bem e outra faz mal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. BA-BA-QUI-CE!

    Desafio o responsável por esse blogzinho safado de trilhas a comprovar a fonte referencial da informação imbecil.

    Nazistinhas manés anti-alcool, anti tudo que não seja "saúde"...

    Muitos morrem de cancer sem fumar ou beber, outros têm maior resistência.

    Mantenham-se na área de trilhas e turismo.

    ResponderExcluir
  5. Olá gente! o mané anônimo ficou com medo de criar um tumor no cérebro...Meu Deus isso é coisa séria gente!
    ...Mas eu sempre pensei que uma taça de vinho por dia era um ótimo remédio para o coração!
    Isso deve interessar a pessoas que andam tomando vinho com a desculpa de que serve para o coração rsrs olha lá hein! E se tomar vinho demais, mesmo que não desenvolva um tumor no cérebro, pode desenvolver outros males advindos do álcool. Gosto de vinho, mas só tomo em ocasião especial, portanto não vou me preocupar.
    Um abraço,
    Solange

    ResponderExcluir
  6. adoro vinho tomo todo final de semana começo na sexta e paro so no domingo se por acaso eu morrer de tumor no cerebro não foi pelo vinho e sim pelos chifres que ja tomei

    ResponderExcluir