Pesquisa personalizada

domingo, 19 de abril de 2009

DESTRUIÇÃO DE PINTURAS DE 6 MIL ANOS.

Existem dois parques nacionais em Pernambuco. A ilha de Fernando de Noronha totalmente controlada e protegida pelo IBAMA e outros órgãos responsáveis faz desse santuário ecológico, uma área de preservação. Do outro lado no sertão, outro parque Nacional “Vale do Catimbau” implantado por decreto no dia 13 de dezembro de 2002 pelo ex-presidente Fernando Henrique. Está precisando de socorro urgente. A presença dos moradores ainda faz do uso da prática da caça e derrubada de árvores para produção de carvão.

Dez fiscais andando 10 quilômetros por dia não conseguem cobrir o território do parque que tem 138 km de perímetro. O segundo maior parque arqueológico do Brasil em quantidade de pinturas rupestres ficando atrás da Serra da Capivara, no Piauí. Apesar do valor histórico e ter sido criado em 2002, o parque nunca foi regularizado. São 23 Sítios Arqueológicos catalogados. O Sítio Alcobaça, tem um painel de 60 metros de extensão de pinturas de tradição agreste.

Os desenhos gravados no Sítio Pedra da Concha por grupos étnicos que habitaram a região há mais de seis mil anos foram cobertos com tinta a óleo vermelha, possivelmente espalhada com rolo para tinta.

O painel danificado mede dois metros de comprimento por três metros de altura. A tinta encobre a parte central, onde há desenhos de animais (tartaruga), duas mulheres grávidas juntas, uma fila indiana, sugerindo que o grupo de pessoas participava de um ritual sagrado entre outros grafismos. Um trecho só com pinturas da tradição agreste, na parte mais alta da rocha, não chegou a ser atingido.

Isso é um ato criminoso intencional contra o patrimônio cultural. Até quando o homem vai destruir sua própria identidade, criando seus próprios obstáculos que impede o seu crescimento e evolução no plano terrestre e espiritual.

(Os culpados têm que pagar por esse crime. A punição deve ser aplicada com todo o rigor da lei).

Grupo Gil Mar & Trilha

Confira as fotos do Vale do Catimbau:













Nenhum comentário:

Postar um comentário