Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CORRER DESCALÇO EVITA CONTUSÃO ?


Pé
Abebe Bikila maior maratonista da história do atletismo de todos os tempos, o corredor etíope filho de um pastor de ovelhas , foi o primeiro negro do continente Africano a ganhar uma medalha de ouro Olímpico. Bi-campeão nos jogos olímpicos de 1960 e 1964 e em 1968 com uma fissura na perna direita liderou a prova até o km 17, E abandonou. O maior maratonista da história, corria descalço.

Correr descalço? O pé no chão é o novo queridinho de muitos corredores e de muitos cientistas também.

Em Julho, pesquisadores da universidade da Bélgica e da Inglaterra concluíram que pessoas que nunca calçaram sapatos na vida ( sim, existe gente assim, na Índia ) são menos afetados pelo impacto das passadas no solo. Além disso, nunca apareceu comprovação definitiva dos benefícios daqueles amortecedores presentes em tênis famosos. Na verdade, o que apareceu foi cientista dizendo o contrario: que quanto mais caros os tênis, mais lesões eles causam. É por isso que o pessoal tem aderido ao pé no chão. Ou quase.

Para não se ferir, a saída é proteger os pés com calçados que reproduzam o nosso passo natural ( uma espécie de luvas para os pés). Uma sapatilha esquisita um tanto extravagante, muito usada no Central Park.

Com tênis: Quando corremos, tocamos o solo primeiro com o calcanhar. A sola reta impede que o pé impulsione o passo – o trabalho fica com as pernas. Desse jeito, até 80%dos corredores sofrem pelo menos uma lesão por anos.

Descalço: O homem correu assim por milhões de anos. O meio do pé chega ao solo antes do calcanhar. A sola se espalha no chão, e os dedos dão aquele empurrão. A passada fica curtinha e os joelhos se dobram levemente.

Informativo: Esportivo, Gil Mar & Trilha.

Veja no histórico do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário