Pesquisa personalizada

domingo, 28 de junho de 2009

LAMPIÃO O REI DO CONGAÇO

No dia 28 de Junho de 1938, precisamente há 71 anos. Morria Virgulino Ferreira da Silva (Lampião). Pernambucano de Serra Talhada, considerado herói para muitos, bandido para outros, que durante duas décadas foi o homem mais temido do sertão Nordestino. Na manhã do dia 28 de Junho de 1938, na grota de Angico no estado de Sergipe, nas proximidades do rio São Francisco, a tropa do governo comandada pelo tenente João Bezerra, o aspirante Ferreira e o sargento Aniceto, fizeram uma emboscada ao bando de Lampião matando onze cangaceiros. Lampião, sua mulher Maria bonita e mais nove cangaceiros.

Muitos fugiram. Outro como Corisco já tinha formado seu bando. Dos 11 mortos estavam Lampião, Maria Bonita, Luís Pedro, Quinta Feira, Elétrico, Mergulhão, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete, Macela.

Lampião foi responsável pelo desenvolvimento do sertão Nordestino, o governo construiu muitas estradas de rodagem pelo sertão adentro, na tentativa de capturar Lampião e seu bando, que cada vez mais se embrenhava no meio do mato, um grande estrategista que por muitas vezes quando estava sendo perseguido pela polícia de um estado, cruzava as fronteiras de outros estados, ficando a polícia sem poder de continuar a perseguição.

As cidades do interior cresceram. Por medida de segurança os fazendeiros e donos de terras deixavam suas fazendas e propriedades sobre a responsabilidade do capataz, e iam morar nas cidades que cresciam com o aumento da população, o capataz que na maioria deles eram admiradores de Lampião ou respeitavam muito, sempre o acolhia quando estava de passagem pela região, aqueles que davam abrigo eram chamados de coiteiros de Lampião recebeu patente de capitão, passando a ser chamado de capitão Virgulino, além da patente de capitão, Lampião também recebeu armas do governo para combater a coluna Prestes comandada pelo tenente revolucionário Luís Carlos Prestes, que estava de passagem pelo nordeste.

Mas, os dois grandes revolucionários não chegaram a se encontrar. Prestes lutava contra o golpe de Getúlio Vargas, que tinha perdido as eleições e se apossou do poder. Lampião, lutava contra as injustiças sociais e a falta dos poderes públicos. Lampião ia todo ano ao Juazeiro do Norte no Ceará, era devoto do grande líder religioso padre Cícero Romão, conhecido como meu “padrinho Cícero do Juazeiro”, que havia morrido em Julho de 1934, aos 90 anos de idade.

Paisagens onde o bando de Lampião andava:








Informativo: Cultural. GIL MAR & TRILHA.

Veja no histórico do blog:

terça-feira, 23 de junho de 2009

CUIDE BEM DO CALCANHAR DE AQUILES


Segundo a história, conta que Aquiles quando pequeno foi mergulhado num lago sagrado por sua mãe para ficar protegido de todos os males, que o segurou pelos calcanhares, a única parte do seu corpo que não foi molhada, ficando vulnerável. Aquiles só seria morto, se fosse atingido no tendão calcâneo, que passou a ser chamado popularmente de tendão de Aquiles, o ponto fraco de qualquer atleta.

Como prevenir lesões no tendão calcâneo: Sentir dor durante os exercícios na região inferior da perna, perto do pé, pode um sinal de problema no tendão de Aquiles. Chamado atualmente de tendão calcâneo, ele une o osso do calcanhar aos músculos da panturrilha e ajuda a impulsionar o corpo para frente e a desprender os pés do chão. “Ele é responsável pela transmissão de força da panturrilha para ficarmos na ponta dos pés”,Mas se você força demais o tendão, com excesso de treino, mudança de piso ou movimentos bruscos, por exemplo, pode machucá-lo. As lesões mais comuns são as tendinites (inflamação) que causam dor e podem evoluir para uma ruptura no tendão.

Evite o problema com exercícios de alongamento e fortalecimento. Não confundir o conhecido esporão, com uma inflamação no tendão calcâneo. O esporão também dói no calcanhar, por causa de calcificação óssea, ambos devem ser tratados com médicos especialistas no assunto.

Uma dica para evitar lesões no tendão calcâneo é a escolher um tênis adequado para seu tipo de pisada e não prolongar além de conta o tempo de uso do calçado - geralmente, eles duram entre 500 e 800 km. Também não exagere na intensidade dos treinos nem pule os períodos de descanso.

O FORTALECIMENTO E A FLEXIBILIDADE: vai ajudar você a prevenir os diversos tipos de lesões.Na flexibilidade a prevenção é feita com o alongamento da musculatura que atua com o tendão. No fortalecimento, com os músculos fortes, o tendão fica protegido, o que pode evitar um rompimento ou uma nova lesão.

Veja no histórico do blog:

quarta-feira, 17 de junho de 2009

RECIFE A VENEZA BRASILEIRA

Banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe e interligados pelas pontes, Recife tem o charme beleza de uma cidade moderna e a tradição dos casarões e sobrados do recife antigo, que serviu de moradia ao Príncipe Mauricio de Nassau, durante o período da invasão Holandesa, Época do auge do ciclo do açúcar (o ouro branco).

A cidade conta com uma ótima rede hoteleira, Restaurantes com comida regional, nacional e internacional, famosas praias de águas mornas que deixa apaixonado todos aqueles que se banha nas suas águas. Recife é a cidade cultural Brasileira.

Nas artes, somos representados por artistas, desde Cícero Dias, Abelardo da Hora até Francisco Brennad,e tantos outros. Na música temos Alceu Valença, Lenine e Antonio Carlos Nóbrega que cantam recife, poetas que vem desde Manoel Bandeira, João Cabral de Melo Neto até os atuais, O teatro Santa Isabel os Mercados Públicos, encontros de artistas populares como emboladores de coco, e cantadores de viola, O pátio de são Pedro e o marco zero são os lugares aonde acontecem os eventos e shows.

A alegria do povo e o colorido das frutas e das festas faz com que o Recife também seja conhecida como a terra do frevo e do maracatu, Ritmos genuinamente Pernambucanos, o Carnaval de Pernambuco é conhecido internacionalmente pela sua alegria, animação, irreverência e espontaneidade, o povo se orgulha e se esbalda na brincadeira, faz questão de receber os visitantes de braços bem abertos, o Carnaval de Pernambuco é do povo (você não paga nada para brincar). Venha participar como folião no galo da madrugada, o maior bloco carnavalesco do planeta. Seja mais um entre um milhão e meio de pessoas.

Frevo os festejos carnavalescos foram trazidos pelos portugueses com o nome de ENTRUDO, Era uma brincadeira violenta, onde os foliões lançavam farinha, tinturas e até água suja. Foi proibido oficialmente e os poucos as batalhas passaram a usar confete e serpentina. Em Pernambuco, o entrudo Português mudou ao assimilar as tradições Africanas no século –XVII, escravos de organizações como companhia de carregadores de açúcar promoviam reuniões para festa de Reis, festejos com bandeiras e improvisando cantigas ao ritmo de macha. Juntos ás origem africanas moldaram a festa Pernambucana.

O Frevo não nasceu do dia para a noite. Como qualquer manifesto cultural. Surgiu num processo, nas ruas do Recife, Quando os capoeiristas saíam à frente das bandas militares, que tocavam dobrados. O malabarismo dos dançarinos foi se estilizando no passo e a música se acelerando, até assumir as características do frevo – de – rua. Isso da segunda metade do século -19 até os primeiros meses do século 20, quando o género musical se impôs definitivamente como uma dos elementos formadores mesmo de identidade dos Pernambucanos. O dia 9 de fevereiro é o dia do frevo, são 102 anos de cultura. (1907-2009).

Maracatu nação (maracatu de baque virado) Os maracatus encantam o carnaval de Pernambuco, ao evocar antigos cortejos de reis negros chefes tribais africanos trazidos para o Brasil, reproduziam gestos da nobreza Européia. Desfile destas cortes e as coroações de soberanos do Congo e de Angola no Pátio da igreja rosário dos pretos no Recife.

A palavra maracatu era usada até o século passado, para designar qualquer ajuntamento de negros, pouco a pouco passou a ser empregada para os cortejos de reis africanos. Maracatu rural (maracatu de baque solto) É mais encontrado na zona da mata, mostra uma fantástica fusão de elementos de vários folguedos populares do interior de Pernambuco. Pastoril, Cavalo-Marinho, Caboclinho, Folia de Reis.

Elementos extremamente visual como o CABOCLO DE LANÇA, Com sua peruca colorida, o rosto pintado de urucum vermelho, os chocalhos que vibravam a cada passo do guerreiro, e a gola do maracatu, um roupão bastante colorido de beleza incomparável. A lança também faz parte da indumentária. Vem prá Recife, Recife tem encantos mil. Vem conhecer esse povo maravilhoso, essa terra aconchegante, essas belezas naturais, os costumes e as culturas.
Olinda fica bem pertinho.

Informativo: turístico. GIL MAR & TRILHA.

Algumas imagens de Recife





















Veja no histórico do blog:

segunda-feira, 15 de junho de 2009

DOR DE VIADO VOCÊ JÁ TEVE ?


Dor de Viado ou dor desviada, é aquela dor de lado que você sente quando esta Correndo, e coloca uma folhinha verde para passar a dor. Homem não sente dor de Viado, nem mulher; pode até ser chamada popularmente de dor desviada, (por quê hora a dor pode ser do lado direito ou esquerdo).
Quando colocamos uma folha verde é verdade que a dor diminui, não pela folha colocada no short, e sim porque paramos alguns minutos para pegarmos a folha, nessa parada nosso corpo se recupera do ritmo que estávamos correndo.
O que nos faz sentir uma sensação de alivio, se voltarmos a correr no mesmo ritmo, a dor voltara a incomodar com folhinha e tudo. Na realidade é que pode ser varias as causas, que provoca aquela dor, a mais provável é uma Cãibra Diafragmal ( uma espécie de cãibra no diafragma, causada pelo espasmo Muscular), divido ao esforço respiratório.
Pode acontecer até naqueles bem preparados, Mas que podem cometer erros na respiração, devemos fazer exercícios parra corrigir o Problema. Uma outra causa são alterações do Suprimento Sanguíneo das vísceras, Causando isquemia e dor.
Distensões do Fígado (lado direito). E do Baço (lado esquerdo). Causado por uma dificuldade do coração de bombear o sangue que chega ao lado direito. Há um aumento do volume de sangue que chega ao coração, e este não consegue “dar vazão”, causando a distensão. Geralmente essas dores ocorrem em indivíduos com aumento repentino na intensidade do exercício e que estão com preparação física inadequada. Respeitar intervalos de alimentação pode evitar esses problemas.

Informativo: Saúde. GIL MAR & TRILHA.

Veja no histórico do blog:

quinta-feira, 11 de junho de 2009

CARUARU A CAPITAL DO FORRÓ

Terra do mestre Vitalino(alto do moura ) o maior ceramista do Brasil, Terra da feira de Caruaru, (de tudo que há no mundo, lá têm pra vender), Terra da sulanca.


Mas, é o são João de Caruaru conhecido mundialmente, como o melhor e o mais tradicional Forró. Esse ano será 40 dias de autênticos festejos Juninos, a cidade como é conhecida como capital do forró se transforma em um grande arraial, fogueiras por toda a parte, quadrilhas que relembra antigos casamentos matutos e suas festividades,os batalhões de bacamarteiros com suas fardas típicas e bacamarte que dão enormes tiros, as bandas de pífano que circula as ruas todas enfeitadas de bandeirolas e balões coloridos, tocando músicas do mestre:

Luiz Gonzaga
Relembrando a feira de Caruaru, asa branca, xote das meninas, vem morena, riacho do navio, e uma infinidade de melodias do rei do baião.

Jackson do Pandeiro


Dominguinhos

E muitos outros artistas Nordestinos. A vila do forró é um enorme espaço, com ótima infra-Estrutura, equipada com posto Policial, posto médico, bombeiros, posto de informação ao turista e banheiros em diversos pontos.

A vila do forró

É um verdadeiro vilarejo do interior do Nordeste Brasileiro, com casa da rezadeira, agência dos correios, do banco do Brasil, delegacia, igreja católica, varias barracas, mercearias, restaurantes e muito pé-de-serra, trios de forró compostos de sanfona triângulo e zabumba. A comida é a marca registrada do São João, Milho cozido e assado, Pamonha, Canjica, Pé de moleque, bolo de milho, tapioca, Manguzá, E bebidas típicas da terra, uma Caninha, um Quentão, e muita animação a noite inteira. Para Quem prefere grandes espetáculos, existe dois palcos principais, aonde vão se apresentarem Grandes nomes da música Brasileira: Zé Ramalho, Gilberto Gil, Fagner, Geraldo Azevedo,Elba Ramalho, Dominguinhos, Flávio José, Santana, e outros grandes nomes da música regional. O FORRÓ DO BOM. Vem para o nordeste: Pernambuco, Paraíba e Ceará, são os mais tradicionais, Mais existe também forró muito bom em outros estados do nordeste.

Alto do Moura

Em Caruaru, não deixe de visitar o alto do moura, comer um delicioso churrasco de carne de bode. E conhecer o atelier dos ceramistas discípulos do Mestre Vitalino. Com suas pequenas Obras de arte feitas em barro, que retrata todo o costume do povo Nordestino, O Vaqueiro, O Cangaceiro, O Forró, e muito amor pelo povo de sua terra, e o mundo em que vive

Informativo: Cultural. GIL MAR & TRILHA.

Gostou de Caruaru venha para os Shows com Dominguinhos e Geraldo Azevedo

A tradição Junina e a cultura popular vai fazer de caruaru esse ano o melhor São João do mundo.
Resgatando suas origens: banda de pífano, bacamarteiros, quadrilhas juninas, arraiais, fogueiras, comidas típicas e não podia faltar um verdadeiro e tradicional forró pé-de-serra.

Um espetáculo que você não vai esquecer.

Dia: 27 de junho de 2009
Saída: Praça do Derby – Recanto do Picuí Hora: 17:00h
Valor:35:00 Reais.
Praça de Jardim São Paulo Hora: 17:30
Retorno: 05:00 da manhã

VAGAS LIMITADAS

Faça seu deposito e confirme por telefone ou e-mail
Banco do Brasil: ag. 2889-4 c\c:14.272-7
Favorecido: Jose Marcolino da Silva

Realização: Grupo Mar & Trilha - Fones: 3088.2759 – 9963.5961
e-mail: gilmartrilhas@yahoo.com.br

Veja no histórico do blog:


terça-feira, 9 de junho de 2009

O CHURRASCO E A SAÚDE

Estudos da Associação Médica Americana revela que a redução do consumo de carne vermelha previne câncer e doenças cardiovasculares. A pesquisa acompanhou nos EUA 500 mil pessoas ao longo de dez anos. Nesse período morreram 47mil homens e 23 mil mulheres – A taxa de mortalidade foi muito maior no grupo que mais consumia carne vermelha.

Cada Brasileiro consome semanalmente, em média, 484 gramas desse tipo de carne.O ideal são 300 gramas. O popular churrasco é o mais perigoso: altas temperaturas e a fumaça do carvão formam no alimento substâncias potencialmente cancerígenas. No Rio Grande Do Sul, onde o consumo de churrasco é alto, a incidência de câncer de intestino é de 28,5 habitantes a cada grupo de 100 mil. No Amapá, é de 1,5 habitantes. Carnes gordurosas como cupim e acém têm gordura saturada, que prejudica o sistema cardiovascular.

Diminuir o consumo reduz em 21% os riscos em mulheres. Carnes processadas, como Linguiça, têm excesso de sal e conservantes cancerígenos. Os churrascos e grelhados são os mais perigosos. Prefira carnes cozidas ou assadas. O peixe é o alimento mais saudável, para substituir as carnes.

Informativo: Saúde. GIL MAR & TRILHA.

Veja no histórico do blog:

UM DALIT DE 50 MILHÕES DE SEGUIDORES


O líder religioso Sathya Sai Baba guru indiano é um Dalit, um intocável, que venceu o preconceito. Hoje, tem mais de 50 milhões de seguidores em 144 países do mundo. Têm 1,2 mil centros religiosos. Existem na Índia 250 milhões de Dalits, que enfrentam há séculos a exclusão social.

Os Dalits são os sem casta da religião Hindu.


Conhecidos como os intocáveis, eles são humilhados, seguidamente, a ponto de não poder cruzar olhares com os membros da sociedade, atrapalhar seu caminho e muito menos tocá-los. A realidade é muito pior vai além do social, atingindo a esfera religiosa e cultural.

A Constituição indiana proibi desde de 1947 a discriminação. Os direitos mais básicos dos intocáveis não são respeitados, eles não têm acesso à saúde, educação, alimentação e às condições de higiene, como uso de água potável e sanitários públicos.

A maioria só consegue um tipo de emprego, varredor de rua. Segundo relatórios, as péssimas condições sanitárias que levam 62% dos Dalits a sofrerem de problemas respiratórios, 32% de doenças de pele, 42% de icterícia, 23% chegam à cegueira.

É comum que as crianças serem confinadas ao trabalho escravo e as poucas que têm acesso a educação são excluídas na escola. Elas não têm direito à refeição com as demais, apanham dos professores, o casamento entre casta continua a ser condenado, mesmo que o Dalit tenha alguma condição financeira e nível superior, eles são excluídos até mesmo das ajudas humanitárias de desastres naturais.

No Tsunami ocorrido em 2004 no oceano índico, os intocáveis não tiveram acesso aos abrigos públicos, doação de alimentos, atendimento médico ou acesso a crédito para reconstrução as suas casas.

A Índia vive dois mundos. De um lado, uma economia que cresce a 9,4% ao ano, a segunda maior do mundo, depois da China, está em oitavo lugar no Ranking Mundial de Bilionários. Do outro lado ocupa o 127º lugar, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com 350 milhões de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia.

A beleza e a riqueza que uma legião de fãs da novela Caminhos das Índias, assiste não é a realidade que acontece de fato naquele país.

Informativo: Cultural. GIL MAR & TRILHA

Veja no histórico do blog:

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CUIDE BEM DO SEU TÊNIS E CORRA ATÉ 800 KM

Cuidados diários garantem vida longa ao seu tênis, seu companheiro de corrida. Você pode até dizer que corre melhor com tecidos tecnológicos, um frequencímetro ou um tocador de mp3, mas sem um tênis você não corre: fica a pé. Ele é seu pneu, que garante conforto, desempenho e segurança às suas passadas. Mas, para que ele também fique inteiro com as propriedades de amortecimento e estabilidade preservadas, e ainda bonito e livre de odores desagradáveis, você precisa tratá-lo bem.

A partir de agora, nós o ajudaremos a cuidar do seu tênis para que vocês rodem juntos por mais tempo.

LIMPAR PARA CONSERVAR. Depois do treino, não é só você que merece um bom trato. Se você vence a preguiça para correr, é moleza incluir alguns rituais no seu dia-a dia- para aumentar a vida útil do seu tênis. Após cada corrida, por exemplo, deixe em área ventilada, tire a palmilha para que ele também “respire”. É importante também manter o tênis sempre seco, o calçado úmido se deteriora mais rápido, e livre de partículas que possam grudar em suas estruturas e danificá-los com o tempo.

Após uma corrida na chuva, em terreno úmido ou na praia, veja primeiro se ele pede uma rápida limpeza para tirar as sujeiras ou a areia que vieram juntos. Às vezes, basta passar uma escova macia. Deixe o tênis secar completamente antes de guardar no armário coloque-o em local com boa ventilação e a sombra, nunca seque o seu tênis com secador de cabelo, na secadora de roupa ou diretamente no sol, pois o calor resseca especialmente as espumas e borrachas, aumentando o desgaste.

Para melhorar aquele cheirinho de “Cachorro molhado”, você pode aplicar um odorizador de tênis. Suor corrosivo, a transpiração dos pés é outro fator que gera umidade no calçado, além disso, o suor possui substâncias que contem poder corrosivo, passe um pano úmido após o treino.

Só use o tênis para corrida, para garantir a vida útil de um tênis de corrida, você não pode utilizá-lo para outros esportes, como tênis, futebol ou basquete, esportes com movimentos laterais podem deformar a sola e a entressola.

QUANTOS KM ELE RODA - Cheque a quilometragem do seu tênis e descubra se é hora de aposentá-lo.

Uma quilometragem exata para que seu tênis de corrida perca a eficiência. São muitas as variáveis envolvidas, como Biótipo do atleta (peso). Tipo de pisada. Tipo de terreno e Intensidade dos treinos.

Mas, em geral, um tênis dura pelo menos 500 km. E você pode esperar de 150 a 300 km adicionais (o que dá até 800 km). Para aposentá-lo “ tudo depende do material do tênis, da constituição física do corredor, do terreno onde ele costuma treinar e pelo cuidado que você tem com seu tênis”. Pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais. Pisos mais suaves, como areia dura e terra batida, consomem menos. Anote as distâncias percorridas (Quilometragem). Veja se a entressola está quebradiça ou comprimida demais. Coloque seus tênis na mesa e veja se há desequilíbrios, como áreas gastas ou inclinações para um lado ou para o outro.

Preste atenção em seu corpo, dores e lesões podem significar que está na hora de um novo par de tênis.

PROVA DE REVEZAMENTO

Os especialistas recomendam ter pelo menos dois pares de tênis.

RESISTÊNCIA - Ao revezar entre dois pares de tênis, o calçado descansa e recupera as propriedades de amortecimento. Se preferir usar só um par, espere 24 horas entre o treino e outro ou compre um modelo com alta resistência.

VERSATILIDADE - O revezamento contribui para que seus pés tenham facilidade maior em se adaptar a novos modelos “Não ficando viciado sempre no mesmo”.

DURABILIDADE - Revezando-os, você irá conservá-lo por mais tempo. A escolha de um bom par de tênis é fundamental para o atleta. Exemplo: Quando caminhamos, a cada pisada no solo nossos pés suportam nosso peso.

Uma pessoa com peso de 66 quilos, seu pé suporta 66 kg, a cada pisada. A mesma pessoa quando corre seus pés suporta uma vez e meia o seu peso a cada pisada no solo, quase 100 kg.

Numa corrida de 10 km, o atleta que tem uma amplitude de passada de 1metro, seus pés vão tocarem 10mil vezes no solo, Se multiplicarmos: 100kg X 10 mil passadas, vamos provocar impactos de toneladas.

O TÊNIS É O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO DO ATLETA.

Mais não esqueça que o terreno que você treina é muito importante. O seu peso (excesso) contribui numa sobrecarga desnecessária.

O treinamento tem que ser adequado ao condicionamento de cada pessoa (individualizado).
Informativo: esportivo. GILMARTRILHAS

Veja no histórico do blog:

quarta-feira, 3 de junho de 2009

ENGENHOS DE PERNAMBUCO (CANA-DE-AÇUCAR)

Graças ao comando dos mestres especializados da Ilha da Madeira e ao suor dos primeiros escravos trazidos de Guiné, a cana-de-açúcar fez de Pernambuco uma potência na colônia (a riqueza fez doce). A cultura da cana-de-açúcar que depois modificou totalmente a paisagem pernambucana ao longo dos séculos,foi introduzido pelo português Cristóvão Jacques no canal de Itamaracá, ainda na época das feitorias.

Originária da distante Nova Guiné, onde já era conhecida há cerca de12 mil anos e depois cultivada na Ásia Meridional, foi a cana-de-açúcar trazida pelos árabes da África para a Sicília e desta para a costa sul da Espanha.

Entre os portugueses o seu cultivo tem início no algarve, ao tempo de Dom João (1404). Sendo depois transportado pelo infante Dom Henrique para a Ilha da Madeira que a transformou num grande propulsor do progresso do mundo colonial. Foi a produção açucareira de 149 engenhos, que em 1641 atingiu a elevada cifra de 447.552 arrobas, a base do sistema econômico holandês e o senhor de engenho, seu elemento mais importante.

Senhor de engenho: na sociedade de então era o senhor de engenho, a figura de maior destaque, verdadeiro senhor feudal transportado da Europa e adaptado às condições dos trópicos, onde integrava a chamada nobreza da terra.

O engenho era composto da Casa-Grande (onde residia o senhor de engenho e seus familiares), da capela (onde era celebrada as missas), Moita (onde era produzido o açúcar) e a Senzala (onde morava os escravos).

O solo de massapé era apropriado para o cultivo da cana-de-açúcar. Plantada em grande escala em Pernambuco, que foi a capitania que mais prosperou.

Alguns engenhos ficaram conhecidos pela sua beleza, grandeza e acontecimentos históricos da época. Entre eles:

Engenho Verde: Localizado em Palmares, Pernambuco, zona da mata sul do Estado, construído em 1841 por Louis Léger Vauthier, o mesmo arquiteto do teatro Santa Isabel. Pertencia ao barão de Bonito.
Existe três portas em forma de arco na porta inferior do terraço, onde ficavam as mucamas (escravas que faziam o serviço na Casa-Grande). O poeta e escritor Hermílo Borba Filho nasceu e morou até os seus 16 anos.
Engenho Verde - casarão

Engenho de Pernambuco
Engenho de Pernambuco

Engenho Gaipió: Localizado na cidade de Ipojuca, zona da mata sul canavieira de Pernambuco, é um dos engenhos mais tradicionais do estado.
Ficou famoso durante a Revolução Praieira, em 1848. Um bonito casarão com traços neoclássicos, mostra a opulência em que viviam os senhores de engenho.

Casarão

Engenho de Pernambuco

Capela

Engenho de Pernambuco



Engenho Massangana: localizado no Cabo de Santo Agostinho, na zona da Mata sul de Pernambuco. Onde o abolicionista e redator da lei Áurea, Joaquim Nabuco, viveu sua infância e adolescência.
Engenho Massangana

Engenho de Pernambuco

Engenho Jundiá: Localizado na cidade de Vicência têm a moita(lugar onde era moída a cana) mais bem preservado do estado.

Vista panoramica do engenho

Engenho de Pernambuco

Casarão e capela do engenho

Engenho de Pernambuco

Moita (lugar onde era moída a cana)

Engenho de PernambucoEngenho de Pernambuco



Engenho Poço-Comprido: Fica localizado na cidade de Vicência, zona da mata norte canavieira de Pernambuco.
Com seu casarão bem preservado. A igreja fica ao lado da Casa-Grande. Têm um importantíssimo significado para a história de Pernambuco e do Brasil. Serviu de abrigo para liberais comandados por frei Caneca, que em 1824 proclamaram a Confederação do Equador.

Casarão e capela

Engenho de PernambucoEngenho de PernambucoEngenho de Pernambuco

Moita (lugar onde era moída a cana)

Engenho de Pernambuco

Engenho de Pernambuco




Engenho Uruaé - Localizado na cidade de Goiana - Pe.
O engenho ainda hoje pertence a família de João Alfredo, O grande abolicionista que foi o redator da Lei, que terminou oficialmente com a escravidão no Brasil? João Alfredo ganhou da Inglaterra, o primeiro engenho a vapor do Brasil.

Quarto da senzala

Engenho de Pernambuco

Senzala

Engenho de Pernambuco

Quarto do casarão

Engenho de Pernambuco

Casarão e capela

Engenho de Pernambuco