Pesquisa personalizada

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A DIETA DO TIPO SANGUÍNEO


O líquido que corre em nossas veias tem relação direta com a perda de calorias. Pode parecer estranho, mas é isso que defende a dieta do sangue. O principal defensor é o médico americano Peter D’Amamo, que publicou o livro EAT RIGHT FOR YOUR TYPE (a dieta do tipo sangüineo). O autor considera que cada pessoa deve evitar certos alimentos de acordo com o seu tipo de sangue.

Na dieta, os alimentos são classificados em três tipos: BENÉFICOS (atuam como remédio, capazes de prevenir e tratar doenças). NEUTROS (agem como alimento). NOCIVOS (atuam como veneno ao organismo, podendo causar ou agravar doenças).

Os pesquisadores da dieta também se derramam em teses sobre vitaminas e suplementos que devem ser tomados ou evitados; medicamentos, que atuam melhor no organismo, se o estresse atinge os músculos ou o sistema nervoso; se o estresse é mais atenuado com exercícios aeróbicos ou com meditação, se o cidadão deve nadar, caminhar ou jogar tênis para se exercitar, como lutar contra doenças fatais e até como retardar o processo de envelhecimento.

TIPOS DE SANGUE.

O GRUPO SANGUINEO ‘O’ é considerado o mais antigo, representa de 45 a48% da população brasileira.
O GRUPO SANGUINEO ‘A’ representa 34 a 41% da população.
O GRUPO SANGUINEO ‘B’ representa 10 a 14%.
O GRUPO ‘AB’ representa apenas 4%.

Ainda sem comprovação cientifica, a dieta partiu da idéia da cultura oriental, já que é comum os nipônicos terem curiosidade a respeito do tipo de sangue de novos amigos ou companheiros de trabalhos, os orientais também fazem relação entre sangue, o comportamento e até os relacionamentos amorosos.

O TIPO ‘A’ o cultivador, o primeiro vegetariano, colhe o que semeia, aparelho digestivo sensível, sistema imunológico tolerante, adapta-se bem às condições dietéticas e ambientais, sedentários, reagem melhor ao estresse com atividade relaxante.

O TIPO ‘B’ o nômade, equilibrado, sistema imunológico forte, sistema digestivo tolerante, consumidor de laticínios, reage melhor ao estresse com atividade que requer um equilíbrio entre a atividade física e mental.

TIPO ‘AB’ o enigma, fusão recente do A e o B aparelho digestivo sensível, sistema imunológico excessivamente tolerante, reage melhor ao estresse, espiritualmente, com vivacidade física e energia criativa.

TIPO ‘O’ o caçador, carnívoro, aparelho digestivo forte, sistema imunológico superativo, intolerância à adaptação dietética e ambientais, reage melhor ao estresse com intensa atividade física, possui uma memória genética de força, resistência e autoconfiança.

Informativo GIL MAR TRILHAS.

Veja no histórico do blog:

terça-feira, 26 de maio de 2009

OBRAS DE ARTES (PARQUE DAS ESCULTURAS)

Existe um lugar distante dos grandes centros, uma região repleta de pedras, um teatro com uma grande muralha de pedra (maior teatro ao ar livre do mundo). Uma réplica de Jerusalém a cidade santa aonde é encenada a Paixão de Cristo. Todos os anos no período da Semana Santa, no Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Lá vamos encontrar o segundo maior pico do estado, com 1.200 metros de altitude acima do nível do mar. ( a Pedra do Cachorro).
Bem próximo do teatro de nova Jerusalém, existem um verdadeiro museu a céu aberto, onde todas as esculturas estão expostas às ações do sol, da chuva e do vento, no meio de uma vegetação típica de uma região de transição entre agreste e sertão: umbuzeiro, juazeiro, algaroba, cactos, mandacarus, palmas, etc.
São obras gigantescas com 3,00 metros de altura feitas em pedras por artesãos (artistas da região) que representam os costumes e a cultura do povo Nordestino como: violeiros, tocadores de pífano, lavadeiras, cavalo marinho, cangaceiros, etc.
O nordeste brasileiro é uma região com uma cultura muito rica e diversificada, que não vamos encontrar em nenhuma outra região do país.

Estivemos lá para conferir este patrimônio artístico.

Grupo Gil Mar & Trilha

Confiram algumas fotos das esculturas:











Veja no histórico do blog:

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CHÁ NATURAL QUE ACABA COM A FADIGA MUSCULAR

Ser atleta a nível competitivo é levar o corpo a um esforço além de seu limite. Ser um atleta é submeter o seu corpo a um esforço três vezes maior.
Durante uma competição o atleta sofre um desgaste muito grande e ao término o seu esforço leva-o à exaustão.
O triatleta participa de uma prova onde são realizados os três esportes mais completos praticados pelo homem: natação, ciclismo e corrida. Prova sem intervalos, o atleta tem que estar muito bem preparado psicologicamente e bem condicionado fisicamente, para ser capaz de superar a dor, o cansaço e os adversários.
Mas, a recuperação desses atletas era, antes, dolorosa e demorada já que tinham que ter um tempo para recuperação do atleta como um todo: muscular, orgânico e mental, visando a integralidade da saúde e da vida do atleta.
Pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte – Brasil, desenvolveram através de uma pesquisa realizada com triatletas um CHÁ NATURAL, feito de combinações de ervas (canela em pó, erva-doce e sementes de Mostarda).
O resultado foi muito satisfatório, trazendo melhoras significativas para todos os atletas que se submeteram aos testes. Houve uma recuperação muscular e orgânica muito boa após as competições como também durante as provas.
Os atletas revelaram que sentiram menos fadiga muscular e câimbra. Já que se trata de um produto natural não há nenhuma contra indicação.
Como preparar o chá: 3 colheres de chá, uma de cada erva, colocar na água quente, deixar descansar um pouco, coar e beber.

Informativo: Gil Mar Trilhas

Veja no histórico do blog:



sexta-feira, 22 de maio de 2009

ALONGAMENTO: CERTO OU ERRADO?

Alongar os músculos antes de uma atividade física para aquecer e depois para relaxar.
É o que sempre ouvimos de nossos professores de educação ou preparadores físicos.
Para que os músculos estivessem mais preparados para ter um melhor aproveitamento nos esportes. Mas uma pesquisa recente sugeriu, no entanto, que essa orientação poderia prejudicar o desempenho principalmente de corredores, o trabalho foi realizado na universidade de Nevada nos Estados Unidos e acompanhou 24 atletas, os cientistas constataram que os desportistas perdiam potência nos músculos da perna após se alongarem.
A conclusão foi de que para esportes que requerem explosão muscular como a corrida, a prática deveria ser contra-indicada. Isso porque relaxar a musculatura antes da atividade física afetaria a capacidade do músculo se manter íntegro durante a prática de exercício. Ou seja, com ele mais maleável aumentaria a chance de lesões.
O resultado deve ser visto com cautela. Afinal, em ciência, isso não é suficiente para mudar parâmetros, mas foi o bastante para abrir polêmica entre treinadores e atletas. Para alguns especialistas o recomendado, é alongar os principais músculos de forma tranquila, de cinco a dez minutos, para aquecer e desaquecer o corpo. Serve para soltar a musculatura. Se alongarmos de forma intensa, podemos estressar a musculatura antes do treino. E depois, quando o músculo está cansado, podemos lesioná-lo.
Para outros treinadores, quanto mais bem alongado são, mais preparados; e tem menos lesões. “a flexibilidade é uma das habilidades essenciais para corrida”.
Nunca despreze um trote leve antes de sua corrida, dez a vinte minutos, para aumentar a temperatura corporal, melhorar sua capacidade respiratória, cardíaca e circulatória. Também faça um aquecimento para começar sua caminhada ou trilha.

Informativo: GIL MAR TRILHAS.

Veja no histórico do blog:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

CHÁ QUENTE AJUDA A EMAGRECER

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Devemos adotar este hábito.
Líquidos gelados durante e após as refeições SOLIDIFICAM os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá quente depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente. O que também ajuda no EMAGRECIMENTO.
As bebidas açucaradas também retardam a digestão.
Emagreça com saúde, não existem métodos milagrosos, nem dietas fantásticas para perder tantos quilos por semana (dietas copiadas de revistas, dicas para emagrecer) pode ser muito perigoso para sua saúde.
Procure um nutricionista ou endocrinologista, eles cuidam da sua estética e de sua saúde.

Informativo do gilmartrilhas.

Veja no histórico do blog:

segunda-feira, 18 de maio de 2009

GRAF ZEPPELIN O DIRIGÍVEL (O CHARUTO VOADOR)


O primeiro semestre de 1930 foi marcado pelo Graf Zeppelin o dirigível alemão que faria uma escala no Recife. O charuto voador, com 235m de comprimento e velocidade de 110km por hora, que pela primeira vez chegaria a uma cidade da América do sul.
No dia 23 maio de 1930, precisamente às 18h e 30 minutos, passava sobrevoando as cidades de Recife e Olinda a 300m de altura, em seguida dirigindo-se para pousar no campo do Jiquiá. (a única torre de pouso ainda existente no Brasil).

No dia 24 o dirigível partiria do Recife para Servilha na Espanha, um trajeto que durou 59horas. O Zeppelin a partir desta data aparecia na cidade de quinze em quinze dias, fazendo o percurso entre Brasil e Europa.

Com o desastre do Hindenburg que explodiu no ar em maio de 1937, nos Estados Unidos matando 37 pessoas. O Zeppelin deixou de voar.

Depois de quase oitenta anos a companhia vale e a operadora CVC. Têm projetos de trazer de volta os charutos voadores, balões com fins turísticos como já existe em algumas cidades do mundo.
A torre do Zeppelin no campo do Jiquiá, em Recife, Pernambuco está em bom estado de conservação. Estivemos lá para conferir.

Fotos antigas do ZEPPELIN em Recife:

Veja no histórico do blog:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 DE MAIO NÃO É DIA DE NEGRO!

Há três séculos a raça negra no Brasil vem buscando uma verdadeira abolição.

Desde 20 de Novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, data comemorativa da Consciência Negra.
A escravidão acabou em 13 de maio de 1888 de maneira humilhante e desumana quando a princesa Isabel sancionou a lei Áurea, onde estavam livres os 600 mil escravos restantes no Brasil sem indemnização, sem ter para onde ir, morar, trabalhar nem como sobreviver. Muitos dos escravos continuaram trabalhando de graça para seus antigos senhores. O redator da lei áurea, o abolicionista Pernambucano João Alfredo ganhou de presente da Inglaterra o primeiro engenho a vapor do Brasil, localizado na Ilha de Itamaracá.

Que liberdade foi essa?

Palmares foi o mais populoso e duradouro Quilombo da história do Brasil. Começou com quarenta negros em 1630 e em 1643 já tinha entre 20 a 30 mil habitantes. Na época Salvador tinha 15 mil habitantes e Recife 10 mil habitantes, as maiores cidades. Ainda hoje, a raça negra está à procura de uma verdadeira liberdade, sem PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO, com oportunidades iguais de trabalho, educação e igualdade social. Até onde e quando o Brasil vai continuar com essa desigualdade social, com os negros sendo maioria nas favelas, palafitas, morros, vivendo ainda hoje como viviam seus ancestrais a mais de 300 anos atrás.

O mundo globalizado não chegou para comunidade negra. Com maioria nos presídios, na marginalização, no analfabetismo e no desemprego.

A aceitação esta na consciência da miscigenação. Somos um país chamado Brasil de todas as cores: índios, negros e brancos.

Somos uma mistura perfeita, somos humanos, racionais e criatura de DEUS.
Até quando a cor de tua pele vai te fazer sentir inferior ou superior ao teu semelhante.Veja no histórico do blog:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

TERRA PLANETA ÁGUA - O MUNDO DAS CACHOEIRAS

As cachoeiras são quedas d’águas que Formam um verdadeiro espetáculo da natureza,Deus usou seus caprichos na criação dessas cachoeiras, são oportunidades únicas e lugares deslumbrantes, são verdadeiros cenários cinematográficos.

Essas são belezas naturais do Nordeste Brasileiro, entre tantas outras que existe. Venha conhecer esses santuários ecológicos. O grupo Gil Mar & Trilha esteve nesses Lugares encantadores para registrar essas maravilhas. Viva em harmonia com a natureza.

Confira as imagens das principais cachoeiras do Nordeste.


Veja no histórico do blog: